Biografia


Biografia


Edilson Oliveira, é um jovem artesão, porém já conhecido pelas suas obras onde busca trabalhar em suas obras um novo traço artístico, movendo releituras de xilogravuras e cerâmica figurativa, desenvolvendo já seus trabalhos profissionalmente ao longo de  17 anos praticamente a metade de sua vida. Aprendeu desde sua infância trabalhar com arte, e sua inspiração vem-se do veio artístico de observar seu pai construir manualmente gaiolas e sua Avó (matriarca da Família) fazer bonecas de pano para vender nas feiras do interior.



             Caçula de uma pequenina e humilde família nordestina, Edilson  Oliveira da Silva nasceu em uma tarde tranquila e pálida do mês de novembro. Era o ano de 1981 quando decidiu vir ao mundo de forma frágil e franzina na  tradicional e revolucionária cidade de Goiana que esta inserida neste mosaico cultural que é a mesorregião da Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco e berço das mais ricas e belas manifestações da cultura popular pernambucana como: Caboclinho, Maracatu, Cavalo Marinho, Ciranda, Coco de Roda, Pretinhas do Congo, etc. E de importantes artistas entre eles: Maestro Duda, Mestre Salustiano, Zé do Carmo e do premiado ceramista Mestre Luis Gonzaga, o qual foi uma das suas principais fontes inspiradoras.
            Sua veia artística surgiu ainda na infância através de rabiscos que logo foram superados por traços firmes e precisos. Sua inquietação o fez enveredar por diversas áreas artísticas. Não respeitando o obvio cunhou um novo traço  que faz dele um jovem promissor e corajoso. Pois, propor algo novo para uma sociedade acostumada a padronização e perpetuação de conceitos é realmente um grande desafio. Mas, nada que possa por temor a alguém já acostumado as intempéries da vida. Ainda na adolescência perdeu de forma prematura seu único irmão para drogas, Perca essa, que causou uma enorme dor e um grande vazio em sua vida. No entanto nosso artista sabiamente aprendeu da forma mais cruel a transformar sofrimento em inspiração, morte em vida.
            O filho de Seu José e de dona Rosa aprendera a usar as mãos como o pai que era padeiro e que com a massa do trigo criava deliciosos pães e doces. Por sua vez Edilson Oliveira aperfeiçoara a arte e agora transforma o massapé em personagens do cotidiano seu. Com a madeira recria paisagens, monumentos, pessoas, imprimindo história no papel. Com a tinta da cor a vida, desnudando o opaco triste e subtraindo o neutro melancólico da existência. 


Como artista teve moções inspirado em dois mestres; Marcelo Soares(xilogravura) e Luiz Gonzaga(cerâmica Figurativa-terracota).

Já participou de diversas feiras, exposições e salões de arte como: Salão de Arte Popular Ana Holanda (2009/2010/2011/2013/2014), Fenearte (2008 a 2014), Salão de Gravura de Santos/SP (2010), Feira do Tapete de Lagoa do Carro, Feira do Bordado de Passira, Circuito Sebrae de Artesanato, ainda participa de alguns movimentos de fomento ao artesanato, como: Representante em comissão setorial SECULT/FUNDARPE-mata norte na linguagem do artesanato, membro do movimento Goiana Criativo/AD Goiana, Presidente da AUAG (associação da União dos Artesão de Goiana).

É natural de Goiana, mata-norte de Pernambuco, filho de Jose Felix da Silva e Roselita Mª de Oliveira, Autodidata em Artes, Xilogravador, Artesão Ceramista, Desenhista/Ilustrador,  Produtor Cultural, curso de Elaboração de Projetos Culturais pelo Ponto de Cultura Alafiá